Blog Posts

Tem novidade no forno :)

Aconteceu tanta, tanta coisa este ano, que parece ter sido muito mais tempo. Pra quem, como a gente, vive pra saúde pública e pra Atenção Básica, 2017 trouxe muita dor de cabeça, mas também a certeza de que vale a pena seguir lutando pelo que a gente acredita. Não tinha hora melhor pro Saúde é Meu lugar finalmente nascer, depois de uma longa gestação: passamos um tempão conversando, planejando, bolando nome, bolando mascote, escolhendo nossas cores e nossa voz, montando

Continue Lendo

Em 2018, o número é 22: PEC do reajuste de salários deve estar no centro da luta

Dezembro trouxe um grande alívio para ACS e ACE com a aprovação da lei que estabelece suas atividades profissionais, mas o desafio para o ano que vem ainda é enorme: a proposta que fixa regras para o reajuste dos salários da categoria (a PEC 22/2011) está na Câmara dos Deputados e é importante que seja votada (e aprovada!) o quanto antes. O texto pretende acabar com um problema que vem desde 2014, quando o piso salarial foi estabelecido com a

Continue Lendo

Vitória para ACS e ACE em dezembro!

Este ano não foi nada fácil para ACS e ACEs de todo o país, mas vai terminando com uma boa notícia: a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12/12) o projeto de lei que define as atribuições profissionais dessas categorias (o PL 6437/2016), e agora só falta a sanção presidencial. Para a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, foi uma super vitória: “O PL – agora lei –  representa a segurança de que vamos

Continue Lendo

Meu, seu, nosso? De quem é esse lugar?

“Por que Saúde é Meu Lugar, e não Nosso? Afinal, não é o lugar de todos nós?” Quem trouxe essa pergunta pra gente foi a Heloiza Freitas de Lima, que participou da nossa última mostra estadual, em Vitória/ES. Achamos essa questão fantástica porque, apesar de a gente já ter falado aqui sobre como o projeto surgiu e foi se transformando nessa coisa maravilhinda que é hoje, nunca falamos com graaaandes detalhes sobre de onde veio esse nome. E a crítica

Continue Lendo

Chegamos a 500 histórias! E a gente nunca esquece a primeira…

Chegamos a 500 histórias no site! São 500 casos que fazem a gente refletir, se animar, querer crescer e construir junto – e a cada dia recebemos mais contatos. Isso merece uma comemoração! Você sabia que a palavra comemorar vem de memória, de  lembrar junto? Pra comemorar, então, nada mais justo que lembrar aqui o primeiríssimo relato que chegou pra gente, meses atrás, deixando nosso coração quentinho de alegria. Essa primeira história falava de um homem que de certa forma atuava na

Continue Lendo

O Pinion em terras capixabas: só amor

Eita, cansaço gostoso! Estivemos no Espírito Santo e passamos a última quinta-feira todinha na Escola Técnica do SUS, que acolheu lindamente nossa mostra estadual por lá. Foram mais de cem pessoas contando histórias, discutindo, rindo, cantando e dançando com a gente. Ó que beleza: A equipe da Escola foi super parceira, tanto na organização do evento como no contato com os trabalhadores do estado, pra incentivar que a galera mandasse relato pra gente. Resultado: até hoje, já temos mais de

Continue Lendo

De olho na tradição

Pela quantidade de histórias que estão chegando pra gente do Espírito Santo, já dá pra ver que a nossa mostra estadual, que vai acontecer na semana que vem, vai bombar! E uma coisa tem chamado muito a nossa atenção nesses relatos. É que vários deles falam de experiências que muita gente nem se liga que o SUS oferece: são as chamadas práticas integrativas e complementares, que incluem, por exemplo, a homeopatia, as plantas medicinais e a acupuntura. No meio das

Continue Lendo

Por que falar desse lugar?

Saúde é nosso lugar e nosso foco tá no território. Mas você sabe por que fizemos essa escolha, e o tanto de coisa que tivemos que bolar para que o território aparecesse de verdade nas nossas histórias? Começamos a idealizar as mostras num momento que, por coincidência, era superdelicado para trabalhadores que estão na base da Estratégia Saúde da Família (ESF): em maio do ano passado, a portaria 958/2016 determinava a substituição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por auxiliares

Continue Lendo

Educação Permanente é meu lugar!

Esta semana tivemos mais uma mostra estadual: na segunda-feira, dia 23/10,  a Saúde É Meu Lugar foi a São Paulo e conheceu a charmosíssima Campos do Jordão, com seu clima de montanha e sua arquitetura alemã 🙂 A mostra aconteceu junto com um seminário de Educação Permanente em Saúde que reuniu o pessoal que atua na regional de Taubaté. E, com esse evento, ficou ainda mais claro que a Educação Permanente e o Saúde É Meu Lugar têm tudo a

Continue Lendo

Mais dois estados vão receber a Saúde É Meu Lugar

  Galera, vamos levar a Saúde É Meu Lugar para pelo menos mais dois estados ainda este ano: São Paulo e Espírito Santo. Ieeei! Nossas histórias chegam a São Paulo já na próxima segunda-feira, na charmosa Campos do Jordão. Em novembro, estaremos na também linda Vitória. Mora nos arredores e quer conhecer a mostra? Chega mais! Ó os detalhes: Mostra Saúde É Meu Lugar São Paulo Dia 23 de outubro de 2017 Hotel Leão da Montanha, Campos do Jordão. Rua

Continue Lendo

Site Footer

Sliding Sidebar

Últimas do Instagram

Nossos Canais